Instituto Pensar - Festival Internacional de Cinema do Caeté está com inscrições abertas

Festival Internacional de Cinema do Caeté está com inscrições abertas

por: Mônica Oliveira


Poéticas regionais, articuladas a práticas de consciência estética e de resistência ecológica, política, urbana, e rural estarão presentes V Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA). As inscrições dos filmes que concorrerão ao festival serão realizadas apenas pelo e-mail ficcacinema@gmail.comaté 7 de setembro de 2020.

Pela segunda vez, o evento que acontece de 8 a 10 de dezembro, será realizado na cidade do Porto, Portugal.

O festival tem o objetivo de estimular a troca de olhares, e experiências, reunindo criadores de diversas linguagens que circulam entre centro e periferia, escolas, comunidades quilombolas, espaços culturais, religiosos, e acadêmicos.

"Educadores e estudiosos, pesquisadores, e fazedores da arte poética, da resistência, e da educação popular, contra-hegemônicos, entram em simbiose, numa experiência de caráter político, estético, artístico”, destacam organizadores.

O Festival Internacional de Cinema do Caeté dialoga com projetos autorais que necessitam de espaço para ecoar mensagens que valorizem a cultura regional. Idealizadores da iniciativa destacam que a ideia é "inverter a lógica de mercado” e "substituir relações hierárquicas por construções colaborativas", com base em redes solidárias.

Prêmios

V FICCA vai selecionar filmes nas categorias: melhor longa (Acima de 60 minutos);  melhor média (Entre 20 e 60 minutos); melhor curta (Menos de 20 minutos); melhor documentário (Livre temática e tempo).

Os vencedores de cada categoria receberão um diploma emitido pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

Mostras no Festival

O evento internacional contará com diversas mostras. Uma delas é a Mostra Negro FICCA, que irá selecionar e exibir filmes de autores negros e/ou de temáticas a partir da arte e da resistência negra. Essas produções estarão entre os filmes concorrentes do V FICCA.

As obras ainda poderão constar entre produções realizadores negros, e/ou de temáticas negras, que venceram e/ou participaram das quatro edições anteriores do festival. Os filmes vencedores serão exibidos em sessões organizadas pelas entidades parceiras no Brasil e em Portugal.

O organizadores esclarecem que não haverá subsídio de passagens, hospedagem, alimentação, transporte e diárias, para os representantes dos filmes concorrentes participarem do festival.


Para conhecer melhor requisitos para inscrição e obter mais informações, acesse aqui o regulamento.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: